Terminal Portuário Privado

Temos a solução logística correta para sua necessidade.

 O Estaleiro Mauá obteve através de vários anos de experiência no segmento naval, portuário e ambiental, um conjunto de competências oriundo das principais demandas identificadas junto aos nossos clientes. 

Conforme Contrato de Adesão com o Governo Federal, o Estaleiro Mauá está autorizado para execução dos serviços portuários de movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes do transporte aquaviário. 

 

 

Canais de comunicação:

Telefones: +55 21 2613-9902 / +55 21 97041-9857
E-mail: tpem@estaleiromaua.ind.br
http://portal.antaq.gov.br/

 

 Serviços e Facilidades Portuárias:

  • Atracação e desatracação de embarcações;
  • Movimentação horizontal e vertical de mercadorias;
  • Transporte interno de mercadorias;
  • Armazenagem de mercadorias;
  • Estufagem e desova de contêineres;
  • Fornecimento de energia elétrica e água potável para embarcações;
  • Balança rodoviária.

  

  

  

 

MEMORIAL DESCRITIVO  

A. LOCALIZAÇÃO:

TERMINAL PORTUÁRIO ESTALEIRO MAUÁ - TPEM, localiza-se na costa leste da Baía de Guanabara, nas proximidades da Enseada de São Lourenço, Ponta D’Areia (instalações do Estaleiro Mauá), município de Niterói – RJ.

A descrição da poligonal das áreas do Terminal Portuário - TPEM está feita por meio de coordenadas georreferenciadas, discriminando separadamente as áreas de operação em terra, os seus berços de atracação, bacia de evolução e canal de acesso. 

Nas figuras abaixo, constam a localização esquemática do Terminal Portuário Estaleiro Mauá (fora do porto organizado) e a indicação de outros empreendimentos situados nas adjacências do TPEM, operando como terminal de apoio logístico offshore e ainda a poligonal do porto organizado de Niterói (Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ).

B. DESCRIÇÃO DE ACESSOS AO TERMINAL PORTUÁRIO:

B.1 - ACESSO TERRESTRE:

O Terminal Portuário - TPEM se integra com Niterói – RJ e toda a zona de influência através da Avenida Feliciano Sodré, com duas pistas de 8,00m, a qual tem conexões com a BR-101 e ligações diretas com os acessos da ponte Rio-Niterói. O acesso às instalações do Terminal Portuário - TPEM se dá a partir da Avenida Feliciano Sodré, dobrando à direita na esquina com a Rua Visconde de Itaboraí, prosseguindo em direção a Ponta D’Areia, através das ruas Miguel Lemos e Barão de Mauá, até atingir a Rua Dr. Paulo Frumêncio, conforme demarcado em planta do sistema viário da cidade de Niterói – RJ. O Terminal Portuário - TPEM não dispõe de acesso ferroviário.

B.2 - ACESSO MARÍTIMO:

O acesso marítimo às instalações do Terminal Portuário - TPEM inicia-se na entrada da Baía de Guanabara. Situados às latitudes 22° 52’ 53” S/ 22° 52’ 48” S e longitudes 43° 08’ 32” W / 43° 08’ 32” respectivamente, entre a Ponta da Armação e a Ilha do Mocanguê, rumando em direção à Ponta do Toque-Toque, até o ponto que dá início ao canal de São Lourenço de acesso as bacias de evolução/manobras dos Berços de atracação do Terminal Portuário– TPEM (Cais # 01 e # 02), como também do acesso as instalações do Porto de Niterói. A profundidade do canal de acesso, em decorrência da dragagem de manutenção realizada em 2014 e 2015, é de aproximadamente -11metros de profundidade com 140 metros de largura.

 C. CALADOS OFICIAIS:

Segue link para download dos calados oficiais do Terminal Portuário.

 * Link para download

D. DESCRIÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO:

D.1. DESCRIÇÃO DOS BERÇOS E COORDENADAS:

Os berços de atracação que compõem os Cais#01 e #02 do Terminal Portuário - TPEM, além de atenderem as operações de industrialização, reparos e modernização de embarcações de pequeno, médio e grande porte e plataformas de exploração de petróleo, são também destinados a movimentação de cargas classificadas como:

“HEAVY LIFTS / CARGAS DE PROJETO”: helipontos, módulos de plataformas, laboratórios de instrumentos, jaquetas e conveses montados, guindastes sobre pedestais, estruturas de aço, “manifolds”, monobóias, motores principais, motores auxiliares, geradores, caldeiras e demais equipamentos para embarcações e skids de grande porte;

“CARGA GERAL”: amarrados, paletes, big-bags, tambores, caixarias, engradados e contêineres contendo diversos volumes com produtos, insumos, equipamentos e materiais.

CAIS# 01:

Apresenta a dimensão de 386 metros lineares de comprimento, dividido em 03 (três) berços (#1.1; #1.2 e #1.3) com largura de 18,0 metros, paramento fechado em concreto armado, construído sobre pilotis em estacas do tipo tubulão armado, com profundidade de projeto de -7,00metros, com a cota de coroamento a +3,60metros, dispõe de23 cabeços para amarração, com espaçamento médio de 15,0metros e guindastes em toda sua extensão, permitindo movimentação de cargas, além das demais facilidades, tais como: tomadas de energia, passarelas de acesso, redes de água, rede de incêndio, rede de ar comprimido, rede de gases industriais (oxigênio/ acetileno), sistema de gerenciamento para esgoto sanitário e itens de salvatagem (bóias com retinida).

CAIS # 02:

Apresenta a dimensão de 406 metros lineares de comprimento, dividido em 05 (cinco) berços (#2.1; #2.2; #2.3; #2.4 e #2.5) com largura de 12,5 metros, paramento fechado em concreto armado, construído sobre pilotis em estacas do tipo tubulão armado, com profundidade de projeto de -7,00metros, com a cota de coroamento a +3,60metros, dispõe de 14 cabeços para amarração, com espaçamento médio de 15,0 metros e guindastes em toda sua extensão permitindo a movimentação de cargas, além das demais facilidades, tais como: tomadas de energia, passarelas de acesso, rede de água, rede de incêndio, rede de ar comprimido e rede de gases industriais (oxigênio / acetileno), sistema de gerenciamento para esgoto sanitário e itens de salvatagem (bóias com retinida).

COORDENADAS DOS BERÇOS

Registro de coordenadas UTM e Graus (SIRGAS 2000).

COORDENADAS DA POLIGONAL DO CANAL E ACESSO AO CAIS 2  
PONTO E N Lat Long  
1       690.582,0      7.468.410,5 22° 52' 52.9'' S 43° 08' 31.9'' W  
2       690.582,0      7.468.575,4 22° 52' 47.6'' S 43° 08' 31.9'' W  
3       691.258,2      7.468.884,5 22° 52' 37.3'' S 43° 08' 08.3'' W  
4       691.356,7      7.468.917,6 22° 52' 36.2'' S 43° 08' 04.9'' W  
5       692.048,2      7.469.067,4 22° 52' 31.0'' S 43° 07' 40.7'' W  
6       692.072,5      7.468.949,9 22° 52' 34.8'' S 43° 07' 39.8'' W  
7       691.719,1      7.468.876,9 22° 52' 37.3'' S 43° 07' 52.1'' W  
8       691.438,1      7.468.800,0 22° 52' 39.9'' S 43° 08' 02.6'' W  
9       691.218,5      7.468.701,4 22° 52' 43.2'' S 43° 08' 09.6'' W  
           
COORDENADAS DA POLIGONAL DA BACIA E BERÇO DO CAIS 1  
PONTO E N Lat Long  
A           691.656          7.468.832 22° 52' 38.8'' S 43° 07' 54.3'' W  
B           691.584          7.468.712 22° 52' 42.7'' S 43° 07' 56.8'' W  
C           691.396          7.468.408 22° 52' 52.7'' S 43° 08' 03.3'' W  
D           691.294          7.468.472 22° 52' 50.6'' S 43° 08' 06.9'' W  
E           691.347          7.468.566 22° 52' 47.8'' S 43° 08' 05.2'' W  
8           691.438          7.468.800 22° 52' 39.9'' S 43° 08' 02.6'' W  
9           691.219          7.468.701 22° 52' 43.2'' S 43° 08' 09.6'' W  
           
COORDENADAS DA POLIGONAL DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO - Rev. "A"  
PONTO E N Lat Long  
1           691.456          7.468.502 22°52'49.6''S 43°08'01.2"W  
2           691.473          7.468.490 22°52'49.9''S 43°08'00.7"W  
3           691.530          7.468.621 22°52'45.7"S 43°07'58.7"W  
4           691.543          7.468.613 22°52'46.0"S 43°07'58.2"W  
3a           691.584          7.468.712 22°52'42.7"S 43°07'56.8"W  
4a           691.598          7.468.703 22°52'43.0"S 43°07'56.3"W  
5           691.653          7.468.830 22°52'38.9"S 43°07'54.3"W  
6           691.668          7.468.820 22°52'39.1"S 43°07'53.8"W  
7           691.716          7.468.874 22°52'37.3"S 43°07'52.1"W  
8           691.718          7.468.850 22°52'38.1''S 43°07'52.0"W  
9           691.836          7.468.897 22°52'36.5"S 43°07'48.0"W  
10           691.840          7.468.874 22°52'37.2"S 43°07'47.8"W  
9a           691.934          7.468.917 22°52'35.8"S 43°07'44.6"W  
10a           691.937          7.468.900 22°52'36.2"S 43°07'44.5"W  
11           682.025          7.468.935 22°52'35.2"S 43°07'41.7"W  
12           692.031          7.468.911 22°52'36.0''S 43°07'41.5"W  
13           691.720          7.468.825 22°52'38.9"S 43°07'51.9"W  
14           692.036          7.468.886 22°52'36.7"S 43°07'41.3"W  
           
COORDENADAS DA POLIGONAL DO ESTALEIRO MAUÁ - Rev. "A"  
PONTO E N Lat Long  
A           691.382          7.468.387 22°52'53.2"S 43°08'03.6"W  
B           691.500          7.468.318 22°52'55.5"S 43°07'59.2"W  
C           691.774          7.468.800 22°52'39.7"S 43°07'50.2"W  
D           692.002          7.468.754 22°52'41.1"S 43°07'42.0"W  
E           692.154          7.468.705 22°52'42.4"S 43°07'36.9"W  
F           692.225          7.468.758 22°52'40.7"S 43°07'34.2"W  
G           692.262          7.468.850 22°52'37.9"S 43°07'32.9"W  
*NOTAS: 1) Devido a irregularidade do terreno do Estaleiro Mauá Foram adotadas as coordenadas principais.                                                                                     2) Todas as áreas demonstradas neste arranjo estão de acordo com o contrato de Arrendamento entre o Estaleiro Mauá S.A. e a CCN - Companhia de Comércio e Navegação datado de Janeiro de 1999.  
 
 
 
 
 
           


D.2. DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM:

ALMOXARIFADO,

Localização: Entre a portaria e o Cais #02, parte esquerda da via de circulação interna, fronteira com a pedreira;

-  Destinação: Armazenamento de carga geral;

-  Dimensões: 49,6 x 80,6 metros e 03 níveis (pavimentos atendidos por elevadores industriais);

-  Área: 5.425,00m2 (Térreo); 3.997,76m2 (2º piso); 2.602,71m2 (3º piso) e 882,00m2 (Mezanino) Área total: 12.907,47m2;

-  Equipamentos: quatro pontes rolantes com capacidade de 15 e 08 toneladas;

-  Capacidade de armazenagem estática: 17.555 toneladas;

PÁTIO 01:

-  Localização: Entre a portaria e o Cais #02, parte direita da via de circulação interna, fronteira com o cais de barcaças;

-  Destinação: Carga Geral;

-  Dimensões: 282 x 29m;

-  Área do pátio: 7.531m2 com piso em brita;

-  Capacidade de armazenagem estática: 15.000ton.;

PÁTIO 02:

-  Localização: Entre a portaria e o Cais #02, parte esquerda da via de circulação interna, fronteira com a pedreira anexo ao ALMOXARIFADO;

-  Destinação: armazenagem de carga geral;

-  Dimensões: 32x34m;

-  Área do pátio: 1.080m2 com piso em asfalto;

-  Capacidade de armazenagem estática: 4.300ton;


PAIOL DE TINTAS

-  Localização: Entre o Pátio 02 e a pedreira;

-  Destinação: armazenagem exclusiva para mercadorias inflamáveis;

-  Área: 470m2 com piso de concreto;

- Capacidade de armazenagem estática: 400 toneladas;

-  Totalmente cercada por paredes de alvenaria e uma estrutura de aço (gradeada) com 02 (dois) portões que permitem o acesso de pessoas e equipamentos de movimentação de mercadorias.

ÁREAS PARA ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS:

-  Localização:

-  Área 1. (Ao lado do Paiol de tintas);

-  Área 2. (Ao lado da via de circulação de automóveis ao lado do dique);

-  Área 3. (Em frente à casa de bombas do dique);

-  Destinação: armazenagem exclusiva para resíduos temporários, oleosos e sólidos para controle ambiental;

-  Área total (03 locais): 800 m2;

- Capacidade de armazenagem estática: 102 tonel

Relação das áreas operacionais do TPEM (m2)  
 
1 Cais # 01  6.948,00  
2 Cais # 02 10.370,46  
3 Almoxarifado  5.425,00  
4 Pátio I  7.531,00  
5 Pátio II  1.080,00  
6 Paiol de Tintas  470,00  
7 Armazenagem de resíduos  800,00  
8 Acessos  7.045,46  
Total 39.669,92  

E. ESPECIFICAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES ATENDIDAS:

As embarcações do tipo, “Supply Boats”, cargueiros, navios convencionais, barcaças e outras embarcações de apoio que poderão operar nos quatro berços do Terminal Portuário - TPEM devendo ter no máximo as seguintes dimensões:

-  Comprimento até 220 metros;

-  Largura (Boca) até 30metros;

-  Calado máximo no cais para a entrada e saída até 9,30metros.

-  TPB até 35.000toneladas.

F. DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS:

CAIS 01, com indicação no anexo II e capacidades máximas indicadas abaixo:

-  01 (um) guindaste Hensen Conrad Stock (nº 11) – 100toneladas – 52 metros de raio;

-  01 (um) guindaste Man (nº 3) – 15toneladas –40 metros de raio;

-  01 (um) guindaste Kock’s – (nº 7) – 30toneladas –36 metros de raio;

-  01 (um) guindaste tipo Grua –10toneladas – 65m de raio.

CAIS 02, com indicação no anexo II e capacidades máximas indicadas abaixo:

-  02 (dois) guindastes sobre trilhos (nº 6 e 8) 20toneladas–30metros de raio;

-  01 (um) guindaste Hensen Conrad Stock (nº 12) – 100toneladas – 56 metros de raio;

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM TODAS AS ÁREAS OPERACIONAIS:

-  01 (um) Trator CBT;

-  02 (duas) Empilhadeiras frontais 2,5 toneladas;

-  01 (um) Empilhadeira lateral 2,5 toneladas;

-  01 (um) Empilhadeira 15 toneladas;

G. SISTEMAS DE APOIO:

O sistema de adução de água está a cargo da ÁGUAS DE NITERÓI. Dentro da área do Terminal Portuário - TPEM situam-se 02 (duas) cisternas interligadas com capacidade total de 567.000l (cada), 01 (um) reservatório elevado (50m do nível do mar) com capacidade de 1.500.000l, 02 (duas) bombas centrífugas de 180m3/h, altura manométrica de 66m e 01 (uma) bomba centrífuga de 70m3/h, altura manométrica de 60 metros para água doce. O Terminal Portuário – TPEM dispõe ainda de 02 (dois) reservatórios elevados (45 metros do nível do mar), interligados com capacidade total de 240.000 litros para água salgada.

O fornecimento de energia elétrica está a cargo da ENEL, na tensão de 11.400V, distribuição feita por subestações em 440/220 e 110 v com potência instalada de 8.800KVA. Além de contarmos com 02 (dois) grupo geradores, diesel, cabinados de potência 750KVA, 380/440 v, 60hz.

Sistema de telefonia e de transmissão de dados a cargo da OI, com 100mbps.

H. VALORES:

Estamos disponibilizando a tabela de valores para consulta.

Link: Tabela TPEM