Transformando Desafios em Conquistas: A Jornada de Alexandre Trindade no Estaleiro Mauá.

2 de abril de 2024 - 13:13

Alexandre Trindade foi o nosso convidado para mais uma entrevista do projeto “Mauá: Eu faço parte”, campanha desenvolvida para apresentar os talentos que integram o time do Estaleiro.

Este profissional iniciou sua trajetória como treinee em uma empresa multinacional, passando por diversas áreas, desde projetos até a área comercial, em empresas ligadas à indústria de petróleo e gás.

Com vasta experiência e uma abordagem proativa, ascendeu a cargos de liderança, como gerente de contratos, onde demonstra habilidades de gestão e visão estratégica para impulsionar o crescimento e sucesso da empresa, destacando-se pela capacidade de superar obstáculos e adaptar-se às demandas do mercado.

Confira os detalhes do bate-papo!

 

Conte um pouco da sua trajetória profissional?

Minha trajetória profissional é marcada por uma jornada de constante evolução e aprendizado. Iniciei minha carreira como engenheiro em 1999 em uma renomada empresa multinacional, onde tive a oportunidade de participar de um programa de trainee. Durante os três anos que passei lá, estive envolvido em projetos de grande importância, especialmente em contratos de terceirização para docagem. Essa experiência me proporcionou uma base sólida e uma compreensão abrangente dos processos industriais.

Ao longo dos anos seguintes, busquei desafios cada vez maiores e oportunidades de crescimento. De 2003 a 2008, ingressei em outra empresa na área de equipamentos destinados a plataformas, inicialmente como engenheiro e posteriormente fui promovido a gerente de contratos. Nesse papel, fui responsável por supervisionar contratos de fabricação, operação e manutenção de equipamentos de perfuração, uma experiência que ampliou significativamente minha visão sobre gestão de projetos e negociações.

Em 2008, dei um novo passo em minha jornada ao integrar a equipe do Mauá, onde atuei por um ano na área de reparos, focando no planejamento de manutenção de plataformas. Essa experiência me proporcionou uma compreensão mais profunda das operações offshore e reforçou minha habilidade de liderança em ambientes desafiadores.

Ao longo dos anos seguintes, explorei diferentes áreas dentro da indústria, incluindo a comercial, onde atuei como representante negociando com empresas de petróleo. Meu papel era vender serviços de manutenção e peças sobressalentes, uma experiência que aprimorou minhas habilidades de comunicação e estratégias de vendas.

Minha jornada também incluiu períodos como gerente de contrato de embarcações, onde pude desenvolver a gestão de contratos e operações marítimas. Em 2019, retornei ao Mauá, desta vez como coordenador de contratos, uma posição que me permitiu aplicar minha experiência anterior para melhorar os processos internos e fortalecer as relações com os clientes.

Recentemente, fui promovido a gerente de contratos, assumindo a responsabilidade de liderar uma equipe dedicada e garantir a entrega bem-sucedida de nossos projetos. Estou entusiasmado com os desafios que o futuro reserva e comprometido em continuar contribuindo para o sucesso e crescimento da empresa. Minha trajetória até aqui é marcada por muita dedicação.

 

Quais são suas principais responsabilidades como Gerente de Contratos?

Sem dúvida, trabalhar aqui no Mauá é sinônimo de enfrentar desafios constantes. Cada projeto que realizamos é único e demanda atenção contínua para lidar com uma variedade de assuntos. No entanto, se eu tivesse que destacar um trabalho em particular que marcou minha carreira aqui, seria aquele em que enfrentamos uma demanda por entrega extremamente rápida em um prazo muito curto.

Esses projetos desafiadores envolvem vários departamentos e exigem um esforço coletivo de toda a equipe para garantir que tudo seja concluído dentro do prazo e com os mais altos padrões de qualidade. Lidar com essa pressão intensa requer habilidades de gestão de tempo, comunicação eficaz e capacidade de adaptação rápida às mudanças que surgem ao longo do processo.

No entanto, é gratificante ver como a equipe se une diante desses desafios, demonstrando resiliência, comprometimento e trabalho em equipe excepcionais. Esses momentos de superação nos fortalecem como profissionais e como equipe, reforçando nosso compromisso com a excelência e a entrega bem-sucedida de nossos projetos.

 

Quais são os desafios mais comuns que você encontra como Gerente Contratos e como você busca superar esses desafios?

Como Gerente de Contratos, enfrento uma série de desafios comuns no dia a dia, mas um dos mais significativos é lidar com prazos apertados, especialmente durante projetos de manutenção em plataformas offshore. Estes prazos podem ser bastante desafiadores, exigindo uma coordenação eficiente da equipe e um fluxo de informações preciso.

Para superar esses desafios, adoto uma abordagem proativa. Primeiramente, concentro-me em reunir o time e garantir que todos tenham clareza sobre as metas e os prazos estabelecidos. A comunicação aberta e constante é fundamental para garantir que todos estejam alinhados e trabalhando na mesma direção.

Além disso, reconheço a importância de aproveitar a vasta experiência da equipe. Contamos com profissionais altamente qualificados e experientes, e valorizo suas contribuições para enfrentar os desafios que surgem ao longo do projeto.

Um dos maiores desafios que enfrentamos é o volume de trabalho. Para lidar com isso, estou planejando implementar algumas tecnologias que possam otimizar o controle do processo e aumentar a eficiência operacional. Isso inclui sistemas de gerenciamento de projetos e ferramentas de automação que podem ajudar a simplificar tarefas administrativas e melhorar a tomada de decisões.

Através dessas medidas, estou confiante de que podemos enfrentar os desafios com mais eficácia e garantir o sucesso contínuo de nossos projetos de contratos. Estou comprometido em encontrar soluções inovadoras para garantir que possamos atender à demanda crescente sem comprometer a qualidade do trabalho ou sobrecarregar a equipe.

 

Como é fazer parte do time do estaleiro Mauá para você?

Fazer parte do time do estaleiro Mauá para mim é uma fonte de grande orgulho. Esta empresa é verdadeiramente excepcional, e desde o primeiro dia, ficou claro para mim que é um lugar onde as pessoas são valorizadas e onde o trabalho em equipe é fundamental.

Todos nós nos dedicamos incansavelmente ao nosso trabalho, sempre mantendo em mente o objetivo comum de contribuir para o crescimento e sucesso do negócio. É inspirador ver como cada membro da equipe traz consigo um alto nível de profissionalismo, comprometimento e paixão pelo que faz.

Para mim, fazer parte do time do estaleiro Mauá é verdadeiramente um privilégio. Estou entusiasmado por continuar contribuindo para o sucesso da empresa e por fazer parte de uma equipe tão dedicada e inspiradora.

 

Quais são suas expectativas para o futuro do Mauá?

Tenho grandes expectativas para o futuro do Mauá, pois vejo uma empresa com vastas oportunidades de crescimento e um potencial significativo para expandir seu alcance no mercado. Com um leque diversificado de produtos e serviços de alta qualidade, acredito que estamos bem-posicionados para aproveitar as oportunidades emergentes e atender às demandas em evolução dos clientes.

É animador observar como o mercado está começando a reconhecer as diversas facetas do Mauá. Estamos ganhando destaque não apenas por nossas operações tradicionais, mas também por nossa capacidade de adaptação às necessidades do mercado. Isso nos coloca em uma posição favorável para explorar novas oportunidades de negócios e expandir nossa presença em diferentes setores e regiões.

Como parte da equipe do Mauá, estou confiante de que estamos no caminho certo para alcançar novos patamares de sucesso.

 

Estaleiro Mauá